No domingo (16) o Fantástico, a revista eletrônica dominical da Rede Globo, lançou o primeiro episódio de sua nova série, A Ciência Contra Insônia, que abordará as causas da insônia e os problemas gerados por ela. Neste primeiro episódio, uma das razões é apresentada: a apneia do sono. Neste primeiro episódio, uma das razões é apresentada: a apneia do sono, e o tratamento apresentado faz parte do protocolo da SilentSleep, o aparelho intraoral.
Mas o que é a apneia?
“Imagina seu corpo sem oxigênio gritando ‘acorda e começa a respirar’”. É assim que o médico e jornalista Michael Mosley explicou a apneia do sono na reportagem exibida no Fantástico, que ilustra bem os perigos dessa condição.
A apneia do sono é uma condição perigosa causada pelo bloqueio da passagem de ar com paradas respiratórias e engasgos que interrompem o sono.
Na reportagem, ao explicarem o grupo multidisciplinar do tratamento, o diretor do centro de estudos em sono da Universidade da Austrália fala a seguinte frase “nós temos até um dentista na equipe”. A nossa CEO e idealizadora, Dra. Marina Lara, é categórica ao afirmar que “os cirurgiões dentistas salvam vidas”. De acordo com a doutora, há duas condições patológicas que podem matar e que os cirurgiões dentistas podem tratar os problemas e salvar vidas: a doença periodontal e o ronco e a apneia do sono.
“O ronco e a apneia do sono aumenta 15x o risco de infarto e AVC”, afirma Dra. Marina. Além disso, ronco e apneia do sono causam depressão e dores de cabeça, mal de Alzheimer, obesidade, acúmulo de gordura no fígado, disbiose intestinal, impotência e redução da libido, fadiga muscular crônica e alto risco de lesões articulares, além do cansaço durante o dia.
Na pesquisa realizada, os pesquisadores buscam tratamentos sem remédio para a insônia. Em relação a apneia, o tratamento é o aparelho intraoral.
Protocolo do Ronco SilentSleep
No protocolo SilentSleep, além do aparelho intraoral, temos ainda três diferenciais: o modelo do nosso aparelho é patenteado, o exame do sono é realizado no conforto da sua casa e temos ainda a laserterapia.
Nosso aparelho intraoral é planejado e customizado para cada paciente e seu design é patenteado e exclusivo da SilentSleep, sendo inédito no mundo, além de garantir maior conforto e adaptação ao paciente.
Assim como na reportagem, realizamos o exame do sono, que é uma polissonografia noturna, mas temos um diferencial: ela é realizada no conforto da sua casa. Na matéria exibida no fantástico, os pacientes precisam ir até a Universidade da Austrália e dormirem cercados de fios, enquanto no nosso exame, o paciente leva o aparelho para casa, conecta apenas no dedo e, por meio de um aplicativo, monitora-se o ronco, a saturação de oxigênio, pressão arterial e frequência cardíaca durante os 3 meses de tratamento.
Além disso, o nosso protocolo inclui sessões de laserterapia de alta tecnologia, que tem o objetivo de tratar a flacidez do palato e da epiglote, fortalecendo a musculatura da garganta e diminuindo, assim, o ronco.